Sabias que em 1965 Portugal participava pela primeira vez no Festival da Eurovisão e a Ponte 25 de Abril ainda estava em construção? Nesse mesmo ano, Amália Rodrigues era condecorada pelo Presidente da República e tornava-se um ícone da cultura portuguesa no mundo. Este foi um ano de grandes mudanças em Portugal e no mundo, e também o ano em que nascia a Suzuki Marine, com o lançamento do seu primeiro motor fora de borda, o D55.
Hoje, 60 anos depois, celebramos uma história feita de inovação e excelência. Durante seis décadas, a Suzuki Marine tem sido sinónimo de qualidade, fiabilidade e desempenho. Com uma aposta contínua no desenvolvimento de tecnologia de vanguarda, conquistou a confiança de gerações de profissionais e entusiastas do mar.
Mais do que uma marca, a Suzuki Marine é o parceiro de confiança, tanto para quem procura diversão como para quem trabalha na água.
Para assinalar este marco tão especial, percorremos agora os momentos mais marcantes deste percurso.
1965: O início da Suzuki Marine
A aventura da Suzuki Marine começou com o lançamento do D55, o nosso primeiro motor fora de borda. Compacto e eficiente, este modelo lançou as bases para uma longa história de inovação.
1966: Conquista do mundo
Em menos de um ano, a Suzuki começou a exportar os seus motores fora de borda, assinalando o início da sua presença global.
1979: Expansão da produção
Para responder à crescente procura, foi criada a fábrica de motores fora de borda de Toyokawa. Há mais de quatro décadas, esta fábrica tem desempenhado um papel fundamental na produção de motores de alta qualidade.
1980: Uma tecnologia revolucionária
A Suzuki introduziu o seu primeiro sistema de injeção de óleo nos modelos DT85, DT115 e DT140. Este avanço permitiu uma lubrificação e um desempenho superiores, estabelecendo um novo padrão na indústria.
1985: Os primeiros motores fora de borda V6
Com o lançamento dos modelos DT150 e DT200, a Suzuki tornou-se pioneira nos motores fora de borda V6, combinando potência e eficiência.
1987: Inovação premiada
O DT200 Exante recebeu o prémio de «Produto Mais Inovador» atribuído pela National Marine Manufacturers Association (NMMA), reconhecendo a tecnologia avançada da Suzuki.
1989: O boom dos motores V4
A Suzuki ampliou a sua gama com os DT90C e DT100C, os seus primeiros motores fora de borda V4.
1990: Injeção eletrónica de combustível
Com o DT225, a Suzuki introduziu a injeção eletrónica de combustível, oferecendo assim melhor desempenho e maior eficiência energética.
1994: Primeiros motores fora de borda de 4 tempos
A Suzuki fez a transição para a tecnologia de 4 tempos com os DF9.9 e DF15, motores mais limpos e eficientes para um futuro sustentável.
1997-1998: Inovação premiada
Em 1997, a Suzuki lançou os seus primeiros motores fora de borda de 4 tempos com injeção eletrónica de combustível: o DF60 e o DF70.
Um ano depois, o DF40 e o DF50 ganharam o prémio IMTEC de inovação graças à sua tecnologia avançada DOHC com 4 válvulas por cilindro.
2000-2003: Redefinição do desempenho
Em 2000, os DF90 e DF115 introduziram o primeiro eixo de transmissão deslocado, melhorando o equilíbrio e o desempenho.
Em 2003, a Suzuki lançou o DF250, o primeiro motor fora de borda de 4 tempos com 250 cv (184 kW), que também ganhou um prémio de inovação IMTEC.
2006: Ultrapassando os limites
A Suzuki apresentou o DF300, o primeiro motor fora de borda V6 de 4 tempos com 300 cv e comando eletrónico remoto, estabelecendo um novo padrão na indústria.
2008-2010: Tecnologia Lean Burn
O DF90A, lançado em 2008, tornou-se o motor fora de borda de 4 tempos de 90 cv mais leve e compacto, equipado com a tecnologia Lean Burn.
Em 2010, os DF40A/50A seguiram com a mesma tecnologia, permitindo à Suzuki ganhar novamente um prémio de inovação da NMMA.
Nesse mesmo ano, a Suzuki lançou o Clean Oceans Project, contribuindo para um setor marítimo mais sustentável.
2011-2014: Inovações de ponta
Em 2011, a Suzuki introduziu o DF300AP, o primeiro motor fora de borda equipado com o Suzuki Selective Rotation, permitindo rotação padrão ou reversa com uma única unidade.
Em 2012, os DF15A/20A foram os primeiros da sua categoria a oferecer injeção de combustível sem bateria.
2017: O sistema Dual Prop
Com o DF350A, a Suzuki introduziu o Dual Prop System, garantindo estabilidade e desempenho inigualáveis. Este design inovador foi premiado com um prémio de inovação da NMMA.
2020-2023: Inovação e sustentabilidade
Em 2022, a Suzuki apresentou o primeiro Micro Plastic Collecting Device do mundo, integrando a sustentabilidade na tecnologia marítima.
Em 2023, os modelos emblemáticos DF350/300 foram equipados com um sistema de direção integrado e uma caixa de engrenagens avançada.
2024: A Stealth Line
A Suzuki lançou a Stealth Line, uma aliança de design e tecnologia avançadas. Esta série exclusiva foi premiada com um Top Products Award da Boating Industry.